As palavras são dos instrumentos mais poderosos de que dispomos em magia.
O seu poder vem do uso constante que delas fazemos para finalidades de comunicação.
Contamos com elas para transmitir factos e opiniões.
Usamo-las para nos exprimirmos e para partilhar os nossos mais profundos sentimentos e emoções.
Ao usá-las de uma forma repetitiva, positiva e firme, sabemos que é possível mudar as nossas vidas e as vidas dos que nos rodeiam.
Basta pegar nelas e pô-las a uso.
As palavras usadas nos feitiços não precisam de ser pretensiosas ou refinadas.
A única exigência real é que as palavras descrevam com clareza o que se pretende.
Ao realizar um feitiço de protecção, por exemplo, pode dizer algo como:
Senhor e Senhora,peço a vossa protecção
Contra todo o mal visto e não visto.
Este tipo de redacção é simples,mas claro e conciso.
Dá ao feitiço poder e orienta-o.
O exemplo anterior é eficaz e não deixa margem para erros cósmicos de interpretação,mas o uso da rima em coplas (uma forma poética em que a última palavra de cada par de linhas rima) também é uma técnica comum para muitas pessoas ligadas á magia.
A prática de utilizar coplas para rima dos feitiços data provavelmente dos tempos antigos.
A referência mais comum a esta prática encontra-se no THE WICCAN REDE,que diz:
Para um feitiço pegar
Há que dizê-lo a rimar.
Como ou quando esta prática começou é coisa que não se sabe.
Mas o mais provável é que tenha nascido da necessidade de memorizar os feitiços numa altura em que pô-los por escrito seria insensato e colocaria em perigo a segurança pessoal.
Mas, para além da facilidade de memorização ,a principal razão para a continuação do seu uso tem provavelmente origem no poder que acrescentava aos empreendimentos mágicos.
Seguem-se algumas da razões que justificam que possa ter interesse em usar a rima e as coplas na sua magia.
1.-As afirmações diretas orientam a feitiçaria ,mas as coplas rimadas proporcionam um fluxo mais rico
regular.
É um pouco como usar tinta em pó.
Se mergulhar um dedo no pó e o passar sobre o papel deixará lá cor,mas se acrescentar água é todo um um novo mundo que ganha vida.
A tinta ganha corpo, corre, vibrante, pelo papel e cobre uma maior área em menos tempo.
A rima faz o mesmo pelo feitiço.
2.-As coplas dão ritmo aos feitiços.
Este ritmo intensifica a fluência,ajuda a criar o estado de consciência alterado necessário a uma magia
poderosa e proporciona ao praticante um ponto focal.
Temos o primeiro contato com o efeito das coplas na produção de um estado de concentração invocador do transe quando crianças saltamos á corda ao som de cantilenas e de canções infantis.
O ritmo da canção mantinha-nos concentrados no que fazíamos.
Mas muitas vezes transportava-nos a uma outra dimensão onde toda a recordação consciente do movimento dos pés desaparecia.
Ao usar coplas rimadas na feitiçaria ,podemos transportar-nos a um local entre os mundos -o local onde
tem inicio a magia -sem deixarmos de estar concentrados no empreendimento que realizamos.
3.-O uso da rima funciona como uma espécie de adesivo flexível que liga umas ás outras todas as partes do feitiço e as mantém no seu lugar.
Isto é importante porque garante uma viagem segura do feitiço até seu destino final, reduzindo a
possibilidade de fragmentação ou diluição.
O uso de palavras em rima num feitiço fortalece o conjunto mágico que dirigimos ao Cosmos e aumenta as nossas probabilidades de sucesso.
Em resumo, a rima é um instrumento do poder da magia e é fácil usá-la para aumentar o vigor do seu trabalho.
Veja o caso da recitação para protecção da página anterior.
Facilmente a podemos reformular,passando a ser:
Senhor e Senhora,peço a vossa protecção
Contra todo o mal,veja-o eu ou não.
Como a primeira versão ,é bem definido e vai direito ao assunto.
No entanto a fluência a força e o ritmo da rima conferem-lhe um poder que falta á outra versão.
Melhor ainda, esta versão facilmente será guardada na memória,o que é uma vantagem adicional para os praticantes que preferem trabalhar sem ter os livros debaixo do nariz.
Toda a gente consegue escrever coplas.
Não é preciso ser um poeta de talento,e a recitação que escrever não precisa de ser uma obra de arte.
Comece por escrever o seu pedido,e depois reflita durante uns minutos para passar para a rima.
Conserve a simplicidade, e não se deixe vencer pela busca de palavras.
O trabalho com coplas pode levar mais tempo,mas os resultados valem bem o esforço.
No fim de contas ,quanto mais de nós mesmos pusermos num feitiço,mais poderoso ele se tornará.
FONTE-LIVRO-Magia todos os Dias
DOROTHY MORRISON