SOM

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

CALENDÁRIO DAS FADAS



Respeitar e trabalhar com os elementais da terra é uma forma criativa e produtiva de equilibrar um mundo que está precariamente desequilibrado. Eles formam uma unidade com toda a vida vegetal, já que em cada uma das plantas existe um elemental em seu interior. Ao comunicar-te com tuas plantas, estará te comunicando com eles.
Se tratares as fadas e os duendes com respeito, eles poderão te conceder grandes dons e te proteger.
Tanto se vives no campo, como se vives na cidade, as fadas e os gnomos te saudarão e te ajudarão, pois estão sempre perto de ti a escutar-te e a observar-te sem serem vistos.
(…)
A aliança com esses seres só trará benefícios, pois te colocarão melhor alinhado com as forças naturais que fazem parte da vida humana desde o princípio dos tempos.
Conheça um pouco mais sobre os espíritos da natureza que caminharão ao teu lado neste ano e nos outros...

JANEIRO: FADA VERDE

    A Fada Verde possui a força vital, vegetativa e feminina, que faz com que a raiz da planta rompa uma pedra, que os juncos dobrem com o vento e que a árvore suporte a tormenta.
Ela gosta de dançar à luz da Lua e te ensina a sacudir a poeira, dar a volta por cima e seguir em frente ao encontro de teu verdadeiro crescimento. Ela fala que onde o solo é fértil, algo pode crescer. E, pede que tu estejas sempre em contato com a terra, que a mantenha fértil, bem regada e que preste atenção ao que ali cresce. Depende de ti erradicar o que não quer e alimentar o que quer. Porém, ela te diz que deves correr riscos, que deves plantar sementes novas e desconhecidas para ver em que se convertem. Observe-as de perto, pois algumas dessas sementes podem se transformar em pequenos milagres que modificarão a tua vida.
A Fada Verde te fala que este é o momento de potencializar o crescimento dos teus talentos e habilidades, um tempo de florescimento que produzirá muitos frutos. Ela também te faz recordar que a recompensa que te espera mais adiante, será a colheita das sementes que plantou e cuidou.
Tanto no mundo das fadas como no mundo dos humanos temos que crescer ou morrer. Jamais podemos ficar imóveis.

RITUAL: Cultive qualquer tipo de planta em sua casa e observe atentamente seu crescimento. Seus pedidos em nome da fada verde devem ser enterrados na terra (do vaso) na época da floração da plantinha.

  
FEVEREIRO: ÍRIS

   Os céus azuis e a chuva são os reinos de Íris, a Fada do Arco-Íris.
Ela habita no ponto de encontro do ar (o elemento mente) e a água (o elemento emoção). Ela se senta com suas asas multicoloridas estendidas, flutuando no ar, parcialmente envolta em seu vestido de céu profundo e coroada de lírios.
Todo o mundo, mas principalmente Íris, está plenamente absorvida na tarefa de recuperar o céu azul e afastar a escuridão da tormenta. Ela é a luz da esperança, a promessa da cura e a alegria que estão por vir e essas são as coisas mais poderosas que existem.
Íris te diz que a luz está se abrindo através da escuridão total, e que a esperança é um fator muito poderoso que acelera esse processo.
Atravessar um temporal poderá te fazer crescer, pois seus ventos podem levar para longe a madeira morta do passado e abrir espaço para brotos novos. Deves saber também, que nenhuma tormenta, nem escuridão, dura eternamente e que depois, será novamente beijado pela penetrante luz do sol e seguirá mais forte e transformado.
Nos tempos difíceis ela te fala para que nunca esqueças tuas aspirações, que leve em conta em que queres te converter e que mantenha essa imagem em tua mente, rodeada de sua luz prismática. Todos os períodos de penalidades, sempre apresentam o mesmo desafio: crescer ou esmorecer. A escolha depende de ti, porém Íris está disposta a te ajudar se aceitares suas oferendas em teu coração.

RITUAL: Desenhe em um papel virgem um arco-íris e o pinte com as 7 cores. Logo abaixo escreva um desejo a lápis e deixe-o em baixo da primeira árvore que passar em seu caminho. Seu desejo será levado até a fada Íris. 

MARÇO: CRONY

Crony é um duende que vive nas casas dos seres humanos que escolhe com muito cuidado. Parece ter uma especial predileção pelas casas dos escritores e autores de contos fantásticos e de aventuras. Seu trabalho consiste em despertar nos homens um maior interesse pela linguagem. Permanece invisível e sentado entre montes de livros do escritório.
Ele te diz que as palavras brotam com muita facilidade dos lábios dos homens, mas estes estão deixando de prestar à linguagem a devida atenção. Cada palavra é como uma flecha lançada com o arco do pensamento. Que teu pensamento seja claro e consciente na escolha das palavras que vais usar, porque essas são uma manifestação da energia do pensamento. E, essa energia é muito mais poderosa quando mais forte seja tua intenção. Mas, cuidado com elas, não deixe que sejam como cavalos selvagens que correm livremente em todas as direções e que, em seu impulso, possam levar adiante tudo o que vê pela frente. As palavras podem trazer ânimo e alegria, podem proporcionar amor e esperança, porém pode produzir medo e sofrimento.

RITUAL: Sempre que necessitar auxílio desse duende, quer seja para se sair bem em uma prova, ter sucesso com uma apresentação pública, ou até mesmo para que tenhas uma reunião de negócio satisfatória, deixe em seu escritório ou próximo de seus livros uma oferenda com leite e mel. 

ABRIL: GRUAGACH

Gruagach é um duende escocês de longos cabelos que habita os castelos ou grandes mansões, porém, diferente dos Brownie, sente muito apego pela casa e não pela família. Pode ser de ambos os sexos. Na ilha de Uist, uma vez foi vista uma gruagach de longos cabelos ruivos, que usava um junco para tocar seu invisível rebanho.
Ele aparecerá para ajudá-lo em todas as questões que envolvem raízes, tradições, antepassados, bens ou negócios familiares, transmitidos através de gerações ou negócios que envolvam construções. Sempre que exista um desacordo sobre testamento e legados, ou também na troca de residência, poderás invocá-lo.
Gruagah assemelha-se a um duende doméstico e sempre aparece lutando com quatro animais totêmicos das estações: o cervo, o unicórnio, o dragão e o leão. Acredita-se que sejam os espíritos dos antigos druidas. Na ilha de Skye havia altares levantados em sua honra e onde se deixavam oferendas como umas peculiares "pedras de gruagach", ou um montinho de pedras.

RITUAL:
Tu podes levantar teu altar de gruagach em teu lugar sagrado (teu jardim), adicionando uma pedra cada vez fores até lá para meditar ou realizar um ato de magia. Leve também leite ou vinho em cada uma de tuas visitas com o objetivo de honrar ao espírito.

MAIO: BÉNFIND

Bénfind é uma fada madrinha irlandesa. Junto com outros espíritos aparece ao nascer uma criança para predizer seu futuro e outorgar-lhe dons prodigiosos. A crença nas fadas madrinhas tem sua origem na adoração das antigas Deusas do Destino, como as as Moiras ou Parcas, que teciam o fio da vida, o trançavam e só iam cortá-lo no momento da morte. As fadas madrinhas aparecem em três momentos da vida de uma pessoa: no nascimento, ao casar-se e ao morrer, quando conduzem a alma até o Além.
Bénfind aparece para indicar que irás passar por algum rito de passagem, pois se manifesta nos nascimentos, nos casamentos e nas mortes. Também pode estar te advertindo sobre os dons que ela te conferiu quando nasceu. Todos os presentes que ela te deu foram entregues com um propósito e a realização de ti mesmo será obra de teu esforço. Alegra-te por ser quem és e o que verdadeiramente representas, em vez de aceitar o que os outros querem que faças.

RITUAL: Se esperas um filho e desejas que obtenha as bênçãos das fadas madrinhas, deve preparar a casa para acolhê-las como merecem.
No dia do nascimento coloque sobre a mesa da cozinha mel, pão e três amêndoas brancas. Junto aos alimentos podes colocar moedas e presentes para o novo bebê. Como a maioria dos nascimentos ocorrem hoje em hospitais, esta pequena cerimônia pode ser realizada no primeiro dia da chegada da criança em casa.  

JUNHO: HABETROT
 
É uma fada das terras baixas da Escócia, com um proeminente lábio inferior sentada em uma rocha. Ela é padroeira das fiandeiras e acredita-se que um blusão tecido por ela constitui um remédio muito eficaz contra qualquer enfermidade.
Quando Habetrot aparece em tua vida é para te informar que ela vai intervir em teu destino. Habetrot então te prepara para essas mudanças. Esse ano realizarás progressos; grandes realizações e novas oportunidades irão aparecer em tua vida e podes inclusive, até trocar de profissão.

RITUAL:
Habetrot é a fada que ordena o universo e o destino de cada pessoa. Para conectar-se com essa terna e amorosa fada é necessário:
Primeiro que você encontre um local sossegado em tua casa, onde não possa ser incomodado por pelo menos uma meia hora. Em seguida coloca-te em uma posição que te permita relaxar (sentado ou deitado).
Inspire e expire profundamente por três vezes, tentando esvaziar a mente de qualquer tipo de preocupação. Agora, com os olhos fechados, visualize uma subida por uma ladeira onde em ambos os lados há frondosas árvores. Muito ao longe verá luzes douradas e ao se aproximar mais verá um templo todo em mármore no alto da colina e que decides visitar.
Ao chegar, as portas estarão abertas, convidando-a à entrar. Dentro encontrará uma anciã ante a um tear. Com um sinal indicará para que a observes enquanto ela trabalha. Compreenderás que a imagem que tece á a história de tua existência. Poderás ver teu passado e teu presente e os fios que conduzem até o futuro. Observe atentamente o que vê, tentando distinguir as forças que pautam tua vida.
Depois de alguns instantes, sentirá a mão carinhosa da fada em teu braço. Ela te conduzirá para fora do templo e fará um gesto para que observes em torno de ti. Ao olhar, verá uns fios reluzentes unem ervas e árvores, as penas das aves que voam no céu noturno. Outras fibras deslumbrantes ligam a terra com as estrelas. Te toca o plexo solar e podes ver desde um ponto luminoso no centro de teu corpo emergem fios brilhantes que se unem a terra, as árvores e inclusive aos planetas que se movem no firmamento. Através dos fios te tornarás consciente da existência dos animais, da existência do alto das árvores e da vida na terra. Compreendes que todas essas coisas se acham vinculadas e que dependem umas das outras. Dediques algum tempo para desfrutar essa experiência. Quando estiver disposto à regressar, agradeça a fada e deixe que o cenário se esfumasse em torno de ti.
Abra os olhos e seja bem-vindo!

JULHO: SELKIE
 
As Selkies são duendes marinhos que se encontram em torno das ilhas Órcades, Feroé e Shetland. Selkie significa "seal" (foca) e é comum ver as tais criaturas nessas paragens; o nome Órcades procede do escandinavo antigo "Orkneyjar", que significa "Ilha das focas".
A Selkie te ajudará à adaptar-te a qualquer tipo de situação. Sua lição é um enfoque prudente e a necessidade de fluidez, movimento e boa coordenação. Se estiver insatisfeito com a vida neste momento, ela de indicará os meios precisos para modificá-la.

RITUAL: É possível ir visitar a comunidade das selkies se recorreres ao poder da invocação:
Tente acomodar-se e relaxar em um local onde não possa ser incomodado. Em seguida, imagina-te de pé em uma praia deserta. Aproxima-se o crepúsculo e uma luz avermelhada invade o céu e desce sobre as ondas marinhas rematadas pela espuma.
Verás no mar várias focas cinzentas que se dirigem para o litoral, quando o alcançam, suas aletas se convertem em mãos, seus negros olhos assumem uma inteligência humana e, despojando-se de suas peles de focas, se apresentam como homens e mulheres. São esbeltos e nervosos, mas na aparência muito tímidos. Permaneça quieto para não assustá-los.
Com o passar do tempo se tranqüilizam e te tomam pela mão para correr e dançar ao longo da praia, entrando e saindo das ondas.
Depois de um minuto te dirão que está na hora de retornar ao oceano e te convidam para os acompanhar. Uma selkie te emprestará uma pele de foca e a recebes como um grande presente. Ao colocá-la sobre os ombros, sentirás que encolhes. Não representará uma sensação que o amedronte. Tuas mãos se convertem em aletas e tuas pernas em um rabo de peixe.
Uma onda te arrastará para água e, para teu prazer, te verás nadando com a soltura de uma verdadeira foca. Brinca nas águas em companhia de teus novos amigos. Passe aí o tempo que quiseres, desfrutando da sensação de liberdade e aprenderás o que significa ser uma criatura da terra e da água.
Quando desejares ir embora, retorne a praia. Tuas aletas voltarão a ser mãos e retire tua capa de pele de foca. Teu corpo voltará a ter a forma habitual, embora agora tenha adquirido mais flexibilidade e uma nova força. Devolve a capa da pele de foca a selkie, agradecendo sua bondade. Ela sorridente se envolverá na capa e tomando a direção do mar sumirá.
Lentamente volte a sua consciência de vigília. Seja Bem-vindo!

AGOSTO: REI FINVARRA

Finvarra é o rei dos Daoine sidhe (Povo da Paz) do Oeste ou Connacht,na Irlanda, e recebe o nome de Rei Duende de Ulster. Parece que Finvarra foi antigamente um rei dos mortos ou do Submundo, com algumas funções com os espíritos da vegetação, já que é considerado com poder para se alcançar boas colheitas.
Finvarra surge para ti indicando autoridade e figuras desse caráter, governo, a lei, transações judiciais, contratos e acordos. Em todas essas questões é a ele que poderás pedir ajuda, pois é um homem maduro muito interessado por questões sociais e pelos seres humanos. É ainda, compassivo, sensível e sempre disposto a prestar um apoio emocional.

RITUAL: Está ao teu alcance realizar com a imaginação uma visita ao Rei Finvarra:
Relaxe, e feche os olhos, esvaziando a mente de qualquer tipo de preocupação. Em seguida imagine um claro anoitecer de Outono e te encontras em um belo campo. Em seu centro encontra-se um antigo túmulo de duendes. Está coberto de ervas e flores. Ao olhar para dentro verá luzes no interior da caverna. Colocando o ouvido junto à terra, perceberás uma melodia maravilhosa, o lamento comovedor de uma harpa. Ouvirá também risos e doces vozes.
Pouco a pouco perceberás que não estás só. Sentado ao teu lado, com um sorriso divertido no rosto, há um duende de nobre postura. Se trata de Finvarra, Rei dos Sidhe. Poderás conversar algum tempo com ele, enquanto escutas a música dos duendes e percebes como penetra em tua alma e te transforma para sempre. Conte sobre tua vida e faça um pedido.
Quando quiser regressar, despede-te do rei dos duendes e retorna a tua consciência de vigília.

SETEMBRO: RAINHA MAB
 No folclore inglês, Mab é a Rainha das Fadas, enquanto que nas tradições populares galesas rege as fadas ellyllon. As vezes a descrevem como parteira das fadas, e "mab" quer dizer "bebê" em galês. Seu título de rainha (queen), pode ter originalmente outro significado, pois "quean" quer dizer musa. Porém, não são bebês, mas sim sonhos que a atraía para este mundo. Shakespeare se referiu a ela como a fada que proporcionava aos homens seus desejos mais íntimossob a forma de sonhos. Dizem que quando vaga através das mentes dos amantes, estes sonham com o amor; quando passa pelos corredores dos palácios, sonham com gentilezas; quando sobrevoa os dedos dos advogados, sonham com honorários; e quando cruza os lábios das damas, sonham com beijos.
Shakespeare apontou uma descrição encantadora e caprichosa dela em "Romeu e Julieta", ao dizer que "chega sob a forma não maior que uma pedra de ágata no dedo indicador de um almotacé". Sua carruagem era uma vazia casca de avelã cujas rodas têm os raios feitos com longas patas de aranha. O toldo é feito de asas de cigarras. As rédeas são tecidas com teias de aranha e os arreios feitos de luar. O cocheiro é um mosquito pequeno e cinza. Quando ele bate com seu chicotinho numa pessoa, ela sonha com aquilo que quer ser. A Rainha Mab surge para te trazer sonhos, desejos e aspirações enquanto não realizados, porém também traz idéias, criatividade, fertilidade e inspiração que te ajudarão a tornar realidade teus sonhos. Portanto, atreva-te a sonhar e a viver teus sonhos. Não permita que os outros te afastem do que realmente desejas.
 RITUAL: É chegado o momento de encontrar a própria Rainha Mab.
Tente então relaxar e dissipar de teu pensamento de qualquer preocupação cotidiana. Imagine agora que te encontras em um bosque onde há um antigo carvalho. Vá de encontro a ele e verá que a Rainha Mab lá se encontra e o convida para um passeio em sua carruagem através da Ponte do Arco-Íris. Quando estiver dentro dele, absorva cada cor em tua aura. Cada uma delas tem um significado e uma propriedade. No momento adequado Mab te mostrará ainda muitos segredos do seu Mundo de Sonhos. Quando retornares à terra, agradeça pela jornada e retorne a tua consciência de vigília.

OUTUBRO: FADA- FEITICEIRA AZUL
 A Fada Azul em gaélico é conhecida como Cailleach Bheru. Ela mora nos Montes de Ben Nevis. Pedras caídas de seus cestos formaram as ilhas Hébridas, na costa oeste da Escócia. Seu rosto é azul por causa do frio, seus cabelos são branco como a neve e seu manto da cor das folhas secas. Segura uma vara de azevinho, em cuja ponta pode-se ver uma caveira de um corvo e se tocar alguém com ela, morrerá.
A Fada Azul aparece para ti indicando a conclusão de uma situação, uma troca necessária, para que termine um ciclo e recomece outro. Te diz também que não serás capaz de seguir em frente se não resolver problemas pendentes, que continuam te afetando. Fala ainda, sobre a existência de uma real mulher anciã com emoções intensas que pode te ajudar em momentos difíceis, portanto, vá até ela e escute seus conselhos.

RITUAL: Essa feiticeira (ou bruxa) é muito temida, porém esse medo significa a total incompreensão de seu papel: consiste em uma parte necessária do ciclo de existência. É bem verdade que a ocasião do inverno, da velhice e da morte assuste um pouco, mas a roda girará e surgirá o renascer, a juventude e a primavera. Se realizares essa evocação, é possível que encontres a Fada Azul e aprenda algumas de suas lições:
Relaxe, e feche os olhos, esvaziando a mente de qualquer tipo de preocupação. Imagina-te em uma paisagem totalmente gelada sob a luz da lua quarto minguante. Diante de ti está uma anciã. A sabedoria reluz em seus olhos amáveis e velhos, por isso conhece todos os segredos. Se desejas, podes dirigir-te até ela e formular uma pergunta. Talvez ela te mostre algo ou te de algum presente. O presente é o seu próprio saber em crescimento, que surge com o tempo e com a experiência.
A Fada caminhará contigo pelas terras geladas que estão se preparando para chegada do inverno. As folhas caem das árvores e a natureza começa seu período se sono. Ela vai te dizer que todas as coisas devem envelhecer e morrer, pois esse é seu destino. Porém, de modo igual ao renascer da lua e da terra, assim todas as coisas se transformam e cobram uma nova existência. Caminhe uma pouco mais com a fada e converse sobre seus medos e suas angústias. Depois escute-a atentamente.
Quando quiser regressar, agradeça a fada sua companhia e conselhos e retorne à tua consciência de vigília.

NOVEMBRO: GWYN APNUDD

Gwyn ap Nudd reina sobre os espíritos galeses do Tylwyth Teg, o "Povodos Duendes". É um indivíduo de aspecto sombrio, como corresponde a Rei dos Mortos, e é representado tradicionalmente por uma coruja. Seu reino é o submundo da terra e para chegar até lá só através dos lagos galeses ou por Glastonbury Tor, na Inglaterra. Nas tradições populares celtas, o País dos Duendes e o Submundo são habitualmente uma e a mesma coisa. Se chega até ali através dos túmulos dos duendes, das colinas pedregosas, cavernas, poços ou submergindo- se em lagos e charcos. Essas entradas eram lugares de adoração para celtas e pré-celtas. Acreditava-se que todo o poder e a fertilidade, assim como a vida e a morte, vinham do Mundo Subterrâneo, que contêm as almas dos antepassados, os duendes e os Deuses.
Segundo algumas lendas, Gwyn ap Nudd governava Cwn Annwn, a matilha galesa do Submundo integrada pelos cães duendes de pele branca e orelhas vermelhas. A matilha corre nas noites escuras e tormentosas em perseguição as almas daqueles que acabam de morrer. Seus latidos sempre são cheios de muito pesar.
Gwyn ap Nudd aparece para ti para te revelar segredos enterrados, coisas ocultas, sentimentos reprimidos ou restrições impostas por ti mesmo ou uma sujeição ao passado. É possível, que nesse ano do elemento terra, possa emergir de teu inconsciente algo não solucionado que afetará o teu presente. Também, ele pode estar te cobrando um emprego inadequado de poder, um abuso, uma violação, um insulto ou uma quebra da boa fé. Para saber ao certo o que está acontecendo é indicado que visites o reino de Gwyn ap Nudd através de um pequeno ritual.
 RITUAL: Inicie essa visualização com um exercício respiratório (inspirar e expirar profundamente) até se sentir bem relaxado. Em seguida, imagine-se subindo uma colina, um pouco antes do amanhecer. Quando alcançares o topo, encontrarás um círculo de pedras, todas de cristais de quartzo. Dentro dentro deste anel há um túmulo funerário, cuja porta é uma espiral. Enquanto o observas, o túmulo se abre e dentro dele reinam a escuridão e o silêncio. Atrás de ti, está o Rei Gwyn ap Nudd, montando um cavalo negro acompanhado por seus cães duendes. Ele se oferece para guiá-lo até uma sala mortuária dentro do túmulo. Não sentirás medo, pois o lugar é de promessa, mais um útero do que uma tumba.
De repente uma luz intensa entra no local. É o novo dia que penetra pelo corredor e enche a sala emprestando força aos espíritos que descansam em seu interior. A claridade te acalma e te sentes com mais força e vitalidade. Com o renascimento do sol, renasce tu, filho da luz e da promessa. A partir de agora podes empreender um novo começo. Tudo está ao teu alcance. Gwyn ap Nudd chegará para perto de ti e essa é a hora para que converses e passes algum tempo na alegre companhia dos duendes do túmulo. Depois, deves abandonar a câmara e lá fora poderá apreciar a beleza da manhã. Um novo dia e um novo tempo já começou. Tua nova energia te impulsiona a aproveitar o momento para realizar a promessa de tua vida. Quando quiser regressar, volte a tua consciência de vigília.

DEZEMBRO: ROBIN

Robin é um duende dos bosques. Possui a cabeça de um belo jovem e as extremidades inferiores de um cabrito macho, pequenos chifres na cabeça e uma flauta com a qual enfeitiça os seres humanos. Talvez esteja associado com o deus cornudo Cernunnos ou com Robin Hood como espírito ou deus do bosque.
Ele gosta de brincadeiras e de pessoas, apresentando- se em certas ocasiões como um jumento, uma lebre ou um fogo fátuo, outras vezes revela-se tão solícito como uma gnoma diligente. Na Inglaterra foi um dos duendes mais conhecido e em 1584 Reginald Scot escreveu que a crença nele não estava tão difundida em outros tempos. Porém, muitos anos depois dessa data, seguiu sendo uma figura popular. Algumas narrações posteriores fazem de Robin sinônimo de Puck, incluindo "O Sonho de uma Noite de Verão, enquanto de maneira geral se mostre mais benévolo. Robin aparece para ti anunciando muita alegria e brincadeiras inocentes. Te aguardam aventuras, novas experiências, diversões e celebrações.
 RITUAL: Por ser um espírito jovial dos bosques pode evocá-lo seguindo esta conduta:
Tente relaxar e acomodar-se da melhor forma possível. Feche os olhos e inspire e expire profundamente por três vezes. Em seguida, imagine-se nas profundezas de um bosque durante uma cálida tarde. Segues através de um atalho em baixo da sombra de flores estreladas. O caminho descreve uma trajetória tortuosa em torno de árvores centenárias e de aromáticas madressilvas silvestres.
Pelo ar te chegam os sons melodiosos de uma flauta. Ao chegar em uma clareira encontrará Robin, um duende sorridente. Estará sentado entre diversos animais do bosque, cervos e veados, lebres, coelhos, texugos, ouriços e aves. Guardam silêncio e se mostram pacíficos com tua presença. Se desejas podes falar com Robin e pedir-lhe que lhe revele algum segredo dos bosques. Também poderá aprender muito com os animais que estão congregados aos teus pés, porque cada um tem uma lição para ensinar-te.
Quando quiser regressar, deixe que o cenário se esfumasse em torno de ti e retorne a tua consciência de vigília.

(Fonte-http://www.emporioesoterico.com.br)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...